Implantação  de Escritório  de  Gestão de Projetos  (PMO)

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Mais do que criar o modelo do PMO, nós iremos ensinar como planejar, gerenciar, executar e monitorar os projetos da sua empresa.

O que é um Escritório de Gestão de Projetos – Project Management Office (PMO)

Diversos órgãos de controle, nacionais e internacionais, têm orientado as organizações públicas, privadas, ONGs a implementarem modelos de governança e gestão com o objetivo de garantir o alinhamento estratégico de projetos e serviços. Alguns dos fatores críticos de sucesso é a criação de um Escritório de Gestão de Projetos (EGP ou PMO – Project Management Office).

Escritório de Gerenciamento de Projetos é um dos alicerces que irá trazer valor para a organização, fazendo parte de um Escritório de Gestão Integrada onde estratégia, projetos e processos trabalharão lado a lado para gerar o máximo de benefícios.

Value Management Office  (VMO)

Outro conceito muito utilizado é o Value Management Office  (VMO), focado na gestão de benefícios. Para a cultura de gestão preconizada pela Atomtech, em nosso DNA já estão misturados os conceitos de PMO, VMO ou Escritório de Gestão Integrada, uma vez que para a total percepção de benefícios, todos devem ser um só.

Um VMO/PMO estratégico ou departamental, define a metodologia de gerenciamento de demandas, portfólio e projetos, visando melhorar o aproveitamento dos recursos, o desenvolvimento das competências dos profissionais envolvidos e a mudança cultural focando no planejar, executar, monitorar, controlar e entregar as demandas de projetos.

O VMO/PMO é o responsável por, entre outras ações, estabelecer os processos, métodos e ferramentas de trabalho para a execução de projetos. Com a finalidade de estabelecer um processo único, capaz de atender ao objetivo estratégico da sua empresa na obtenção de eficiência na Gestão de Projetos, a Atomtech criou um modelo para padronizar e agilizar a criação da Metodologia de Gerenciamento de Portfólio (MGPP) da sua empresa.

Benefícios

de implantar um

Escritório de

Gerenciamento de

Projetos

  • Aumento da probabilidade de sucesso dos projetos.
  • Maior satisfação dos clientes dos projetos.
  • Maior comprometimento dos executivos.
  • Maior agilidade na tomada de decisão.
  • Maior controle da equipe interna e de fornecedores.
  • Diminuição da perda de dinheiro com projetos atrasados.
  • Diminuição da perda de dinheiro com retrabalho.
  • Melhor definição das prioridades que trarão mais valor.
  • Melhor comunicação entre a equipe.
  • Melhor controle sobre prazo e custos.
  • Melhor alocação de recursos humanos e materiais.
  • Redução do tempo dos projetos.

O que é uma Metodologia de Gerenciamento de Portfólio e Projetos?

A Metodologia de Gerenciamento de Portfólio e Projetos é um conjunto de boas práticas e definições de processos com o objetivo de priorizar, balancear e otimizar o controle sobre os recursos financeiros, materiais e principalmente humanos que serão empregados na execução dos projetos.

Ao utilizar essa metodologia, a equipe da sua empresa terá maior probabilidade de sucesso nos esforços para desenvolver projetos, uma vez que terão padrões a serem seguidos, técnicas e ferramentas para otimizar o processo, reduzindo e controlando de forma mais significativa os prazos, o escopo e demais itens do Gerenciamento de Projeto.

Benefícios

de possuir uma

Metodologia de

Gerenciamento de

Projetos

  • Estabelecer um padrão claro, comum e integrado para o planejamento e monitoramento dos projetos.
  • Maior clareza nos papéis e responsabilidades.
  • Maior visibilidade do andamento do projeto, cronogramas e recursos.
  • Definição de prioridades de forma objetiva, clara e imparcial.
  • Melhor qualidade nos resultados dos projetos, entregando produtos, serviços e resultados dentro do prazo, escopo, custos e qualidade acordados.
  • Promover o melhor alinhamento dos projetos ao Planejamento Estratégico.
  • Racionalizar processos internos, com redução de esforço e custos, através de processos pré-estabelecidos para o gerenciamento eficiente dos projetos, facilitando a comunicação, controle e sucesso dos projetos que serão executados.
  • Apoia na orientação e desenvolvimento do conhecimento, competências e habilidades necessárias para o Gerenciamento de Projetos.

Quem está por trás da consultoria?

Consultores com amplos conhecimentos em gestão de projetos, certificados pelos principais institutos internacionais de gestão de projetos.

  • PMP – Project Management Professional do Project Management Institute (PMI);
  • IPMA-C – Certified Project Manager do International Project Management Association
  • PRINCE2 – do Office of Government Commerce no Reino Unido (OGC)
  • PMO-CP – PMO Value Ring Certified Practitioner da PMO Global Alliance
  • PSM – Professional Scrum Master da Scrum.org
  • Entre muitas outras como Agile Coach e Lean Six Sigma.

Qual é a nossa proposta?

A Atomtech  propõe um modelo de metodologia pré-formatada onde uma parte será adaptada à necessidade da empresa, levando em consideração a maturidade em gestão de projetos, do tipo de PMO/VMO, dos serviços/funções esperados, gerando assim um equilíbrio entre custo do investimento de uma consultoria especializada e benefício gerado para a empresa.

O modelo utilizado como base é a mesma emprega internamente pelo VMO/PMO da Atomtech, seguindo as melhores práticas da literatura como a do Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®, editado pelo Project Management Institute – PMI®); do PRINCE2 do Office of Government Commerce no Reino Unido (OGC), bem como algumas das diversas metodologias ágeis, tais como Scrum, XP, Lean, Kanban, entre outras, que também foram amplamente estudas e utilizadas na confecção desta metodologia modelo.

Para quem é a solução de Implantação do  PMO?

Escritórios, consultorias e pequenas empresas de diversos seguimentos que precisam implementar um escritório de projetos de forma rápida, prática e de baixo custo, além de capacitar sua equipe com os conceitos básicos de gestão de projetos preditivos (tradicional) e ágeis.

Com a governança e gestão do VMO/PMO alinhados com o planejamento estratégico da sua empresa, você terá mais chances de fazer certo da primeira vez, diminuir os riscos, alocar melhor os seus recursos, diminuir os prazos de entregas e otimizar os resultados da sua empresa.

Este modelo pré-formatado não é indicado para médias e grandes empresas, uma vez que a complexidade de empresas maiores exige um consumo maior de horas de consultoria, documentos mais personalizados e pesquisas de mercado mais intensas. Caso esse seja o seu cenário, entre em contato com um dos nossos consultores e agende um bate-papo. A melhor forma de prestar o melhor serviço é entender seus desafios.

O que receberei com a consultoria?

Diagnóstico Empresarial

Nesta fase elabora-se um diagnóstico da maturidade atual da empresa, sendo realizado com os principais envolvidos pelo sucesso do VMO/PMO, incluindo diretores, gerente do escritório de projetos, gerentes de projetos e outros patrocinadores.

Também será realizada uma análise do modelo atual de gestão do portfólio e dos projetos, bem como dos artefatos utilizados.

Com a análise de maturidade será possível identificar pontos de melhorias para o VMO/PMO nas dimensões:

  • Competência em Gerenciamento de Projetos
  • Competência Técnica e Contextual
  • Competência Comportamental
  • Metodologia
  • Softwares  e  tecnologias
  • Estrutura Organizacional
  • Alinhamento Estratégico

Modelo de Gerenciamento do Portfólio de Projetos e Demandas

Nesta fase são definidos o propósito, objetivos e atribuições do PMO com a descrição de papéis, responsabilidades e perfis necessários.

Estabelecimento do fluxo de processos de demandas de projetos, classificação, priorização e gestão do PMO.

O artefato da metodologia de gerenciamento de portfólio de projetos, MGPP, conterá os seguintes itens:

  • Conceitos de portfólio de projetos;
  • Papéis e responsabilidades;
  • Classificação e priorização de projetos;
  • Diagrama dos fluxos dos processos e a descrição de cada processo;
  • Modelos de documentos para a gestão do portfólio de projetos.

Elaboração da metodologia de Gerenciamento de Projetos

De acordo com a necessidade da empresa será desenvolvida uma das seguintes metodologias listadas abaixo, vale ressaltar que nenhuma metodologia é melhor que a outra, as características da empresa e dos projetos que ela executa é que irão dizer qual será o melhor modelo.

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos, MGP, conterá os seguintes itens:

  • Introdução com o propósito do PMO
  • Conceitos de gerenciamento de projetos
  • Papéis e responsabilidades
  • Diagrama dos fluxos dos processos e a descrição de cada processo
  • Regras de nomenclaturas
  • Artefatos (documentos modelo)
  • Glossário

Preditiva ou Tradicional, a metodologia segue as melhores práticas em gestão de projetos preconizada pelo Project Management Institute (PMI), que é o maior e mais bem conceituado instituto internacional em gerenciamento de projetos, sediado nos Estados Unidos (EUA), e com centenas de capítulos (chapters) espalhados por todo o mundo, hoje o Brasil possui 16 capítulos espalhados pelo território nacional.

Será elaborada a metodologia de gerenciamento de projetos com base nas melhores práticas descritas no Project Management Body of Knowledge, PMBOK, fluxos de processos de acordo com a notação Business Process Model and Notation, BPMN versão 2.0, matriz de obrigatoriedade dos documentos, papéis e matriz de responsabilidades, técnicas e ferramentas, glossário e indicadores de desempenho do projeto.

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos Ágil é um conjunto de boas práticas e definições de processos com o objetivo de agilizar, facilitar e otimizar o controle sobre os projetos. De forma interativa e incremental as ações são planejadas em sprints de curta duração, entre 1 (uma) a 4 (quatro) semanas.

Os conceitos de agilidade são baseados nas necessidades e vivências do VMO/PMO da organização. Profissionais que já estudaram métodos ágeis encontrarão similaridades com modelos de mercado e, como consequência, facilidade em sua aplicação. A metodologia ágil será construída utilizando técnicas e ferramentas de Canvas, Lean, Design Thinking, Kanbans e muito mais.

A metodologia ágil procura trazer velocidade e agregação de valor o mais cedo possível para o Cliente.

Uma metodologia híbrida é aquela que pega o melhor dos mundos preditivos (tradicionais) e ágeis. Nesta metodologia pode ser empregada conceitos do PMI (americano), do Prince2 (britânico), do ágil (e suas diversas variações como o Scrum, XP, Kanban, Lean).

Devido a sua flexibilidade e poder de planejamento, o híbrido traz o equilíbrio permitindo executar os projetos da forma mais adequada para o momento, para as características única de um projeto específico.

Capacitações

Gerenciamento de Projetos
PMBoK PMI
Básico (EAD)

Saiba como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar seus projetos de acordo com as melhores práticas do guia PMBoK (Project Management Body of Knowledge, editado pelo PMI) que é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. Aprenda sobre como gerenciar os riscos, os recursos, a criar um cronograma realista e muito mais.

Gerenciamento de Projetos Ágil
– Scrum –
Básico (EAD)

Entenda a gestão de projetos ágil que é uma tendência mundial e amplamente utilizada por equipes de TI. O Scrum é baseado nos pilares da transparência, inspeção e adaptação, com equipe multidisciplinares e auto-organizáveis, promovendo entregas de curto prazo, entre 1 e 4 semanas (sprints) que irão trazer valor de forma mais rápida para o cliente e para o negócio.

Project Kanvas (Canvas de Projeto) e
Kanban com o Kanvas Cards
(EAD)

O Project Kanvas auxilia o planejamento do seu projeto. Nele são definidas as principais características do projeto como objetivo, benefícios, restrições, riscos, escopo, qualidade, envolvidos e o cronograma com as principais entregas e custos. O Kanvas Cards é uma solução que possibilita o planejamento, a gestão visual. Possui dezenas de modelos de canvas de mercado, como o BMC, SWOT, OKR e inúmeros modelos de kanbans.

Veja a ementa completa dos cursos:

Curso de Gerenciamento de Projetos (PMBoK - PMI)

  • O que é Projeto
  • O que é gerenciamento de projetos
  • Diferença entre Projeto e Operação
  • O que é Portfólio de Projetos e Projetos
  • Iniciação
    • Termo de Abertura do Projeto (TAP)
  • Planejamento
    • Escopo / Não Escopo / Requisitos
    • Premissas / Restrições
    • Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
    • Cronograma (Gantt, PERT, CPM, Sequenciamento de Atividades)
    • Planos (Comunicação, Aquisição, Qualidade, Riscos, Engajamento)
  • Execução
    • Técnicas e Ferramentas de Gestão de Projetos
    • Técnicas para obter reuniões produtivas
    • Gestão de Riscos
    • Resolução de Conflitos
  • Monitoramento e Controle
    • Requisição de Mudança
    • Indicador de Custo e Prazo do Projeto
  • Encerramento
    • Termo de Entrega e Aceite
    • Termo de Encerramento do Projeto (TEP)
    • Lições Aprendidas

Curso de Gestão de Projetos Ágil (Scrum)

  • Conceitos Ágil
  • Planejando até o horizonte
  • Auto-organização/gerenciamento
  • Colaboração
  • Priorização Baseada em Valor
  • Fluxo do SCRUM
  • Como funciona uma Sprint
  • Atores do Ágil (Scrum Master; Product Owner; Time)
  • Time-box
  • Planejando o Backlog do Produto e da Release
  • Planejando o Backlog da Sprint
  • Épicos, Temas e Histórias de Usuário
  • Criando Histórias de Usuário (INVEST)
  • Priorizando Itens de uma Iteração (Sprint)
    • Vitória Antecipada
    • Matriz Valor x Esforço
    • Matriz Valor x Risco
    • MoSCoW
    • Pareto 80/20
  • Compre uma Funcionalidade (Buy a Feature)
  • Estimando o Esforço (Planning Poker)
  • Reuniões Diárias
  • Executando o Dia a Dia de uma Sprint com Kanban
  • Modelos de Kanbans
  • Gráfico Burn Down
  • Revisão da Sprint
  • Retrospectiva da Sprint

Curso de Project Canvas (Canvas de Projeto) e Kanban com o Kanvas Cards

  • Project Kanvas (Canvas de Projeto)
    • O que é canvas
    • Modelos de canvas
    • Planejamento Tradicional vs Ágil
    • PMBok e Project Kanvas
    • Criando um plano de projeto com o Project Kanvas
    • Por quê?
      • Objetivo
      • Justificativa
      • Benefício
    • O que?
      • Requisitos de Qualidade
      • Escopo
      • Não Escopo
    • E Se?
      • Regras que Limitam
      • Riscos
    • Quem e Para quem?
      • Envolvidos
    • Como? Quando? Quanto?
      • Entregas
      • Datas
      • Custos

    Kanban

    • O que é Kanban
    • Modelos de Kanbans
    • Executando um Projeto com Kanban
    • Escrevendo cartões Kanban (INVEST)
    • Work In Progress (WIP)
    • Reuniões diárias

Bônus

GRATIS

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Ainda tem Dúvidas?

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Dúvidas Gerais

Sobre as 30 horas de consultoria online

  • Para a interação com cliente, serão disponibilizadas 30 horas de consultoria online para todo tipo de esclarecimentos e dúvidas que se fizerem necessários.

Sobre as Reuniões Online

  • A reunião de consultoria será unicamente para planejamento estratégico da empresa contratante, não sobre documentos de terceiros que não sejam pertinentes.
  • A reunião de consultoria será realizada por videoconferência. Em nenhuma hipótese será feita de forma presencial.
  • A reunião de consultoria será realizada por profissional habilitado e capacitado para o atendimento.
  • A equipe da empresa contratada deverá comparecer no dia e horário agendado.
  • Cada reunião de consultoria terá um tempo máximo determinado, o que pode variar de 45 minutos até duas horas.
  • A reunião de consultoria pode ser fracionada em vários dias e horários, até no máximo 24 horas de consultoria por videoconferência.
  • Caso a equipe da empresa não compareça no horário agendado, o consultor ficará disponível, aguardando, apenas por 15 (quinze) minutos (período de tolerância). Após esse período, caso você não compareça, a reunião será encerrada e o tempo de espera será descontado do total de horas de consultoria.
  • Se durante o período de tolerância de 15 (quinze) minutos a equipe comparecer, a reunião de consultoria seguirá normalmente, porém a disponibilidade do consultor é contada a partir do horário do agendamento. Esse período de atraso não poderá ser compensado.

Sobre as 120 horas de análise e construção do modelo do VMO/PMO

Para a elaboração dos produtos, nossa equipe contará com um total de 120 horas. Esse período será dedicado exclusivamente para a produção dos documentos e artefatos de maneira interna pela nossa equipe.

Ao fim do serviço prestado, toda documentação será entregue ao cliente.

Foque no que realmente é importante para sua empresa.

 

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